O Sindicato
INSTITUCIONAL
O Sindicato dos Metalúrgicos de Três Marias e região de Minas Gerais, desde sua criação, em 08 de Janeiro de 1986, é parte importante da história dos trabalhadores trimarienses, também é uma referência de luta dos trabalhadores.
São 31 anos de história, com muitas lutas e conquistas. A data refere-se ao dia em que um grupo de aproximadamente 38 trabalhadores da Votorantim realizou uma assembleia para a fundação da Associação dos Trabalhadores nas Indústrias MetalúrgicasMecânicas e Material Elétrico de Três Marias. A primeira luta da categoria foi pelo fim da contaminação de trabalhadores com metais pesado dentro da fábrica e fim do turno escravo de revezamento. As mensalidades sindicais eram cobradas nos banheiros, para fugir da repressão dos patrões. De lá pra cá, os metalúrgicos tornaram-se a maior e mais organizada categoria da região. Hoje somos cerca de centenas de metalúrgicos trabalhando em mais de duzentos e cinquenta fábricas e representando 14 cidades da região. Parabéns a estes trabalhadores que iniciaram essa luta pelos nossos direitos.
Nestes 29 anos, pode-se afirmar que muito do que se produziu, discutiu e criou no que tange ao movimento dos trabalhadores, teve como palco o Sindicato.
Apostando na força da união dos trabalhadores metalúrgicos, o Sindicato nasceu, desenvolveu-se e cresceu. Ocupa, hoje, lugar de destaque no movimento sindical, representando centenas de trabalhadores em Três Marias e na região de Minas Gerais, numa base composta por catorze cidades e centenas de trabalhadores.
Fundado em 1986, é filiado à Federação dos Metalúrgicos de MG, Confederação Nacional dos Metalúrgicos e à CSP-Conlutas. Tem uma história repleta de lutas em defesa dos metalúrgicos. Sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores, melhores salários e condições de vida. Hoje, nossas principais lutas são:
- Por melhores salários;
- Contra a retirada de direitos dos trabalhadores;
- Pela jornada de 40 horas sem redução de salário;
- Por mais e melhores empregos;
- Pela defesa da saúde do trabalhador
O Sindicato abrange uma categoria formada centenas trabalhadores, destacando em termos de filiação. Além de Três Marias, a base da entidade é formada pelas cidades de Felixlândia, Morada Nova de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Biquinhas, Paineiras, João Pinheiro, Curvelo, Corinto, Pompeu, Morro da Garça, Cordisburgo, Paraopeba, e Varjão de Minas.
HISTÓRIA
O Sindicato dos Metalúrgicos de Três Marias foi o primeiro sindicato de classe a ser criado no Município de Três Marias, 08 de Janeiro de 1986, então com o nome de Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e Material Elétrico de Três Marias. O pequeno grupo, formado um pequeno grupo de trabalhadores por militantes da antiga União dos Metalúrgicos, teve que tirar dinheiro do próprio bolso para a criação da organização.
O primeiro presidente foi Jadir Martins Monteiro, secretário: Luiz Gonçalves, tesoureiro: José Antônio Santos da Silva, que ocuparia este cargo por outra gestão. A reivindicação principal, então, era por aumento de salário, fim do turno escravo de revezamento, uniforme, transporte, alimentação e saúde e segurança dos trabalhadores, etc. O “patrimônio” da entidade era formado por um armário, algumas cadeiras e alguns arquivos. O Sr. Edvando de 2008 a 2023 fez varios investimentos na entidade tornando atrativas para os associados e associadas.
BASE TERRITORIAL DO SINDICATO
O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE TRÊS MARIAS representa trabalhadores metalúrgicos das seguintes cidades:
- Biquinhas
- Cordisburgo
- Corinto
- Curvelo
- Felixlândia
- João Pinheiro
- Morada Nova de Minas
- Morro da Garça
- Paineiras
- Paraopeba
- Pompeu
- São Gonçalo do Abaeté
- Três Marias
- Varjão de Minas.
CATEGORIAS ABRANGIDAS
O SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE TRÊS MARIAS é o representante legal dos trabalhadores nas indústrias de:
- Mecânicas
- Ferro (Siderúrgicas)
- material elétrico, eletrônico
- informática
- reparação de veículos, de Ferro, de Pelotização,
- Ferro ligas e de Silício Metálico
- Fundição
- Artefatos de Ferro
- Esquadrias e Construções Metálicas
- Serralheria
- Caldeiraria
- Manutenção Mecânica Industrial
- Manutenção Elétrico-Eletrônico Industrial
- Máquinas
- Balanças Pesos e Medidas
- Cutelaria
- Estamparia de Metais
- Móveis de Metal
- Produção de Equipamentos Rodoviários e Ferroviários
- Artefatos de Metais não Ferrosos
- Geradores de Vapor
- Parafusos
- Porcas
- Rebites
- Tratores
- Caminhões
- Ônibus
- Automóveis e Veículos
- Componentes para Veículos Automotores
- Lâmpadas,Aparelhos Elétricos de Iluminação
- Condutores Elétricos
- Aparelhos Elétricos
- Eletrônicos e similares
- Aparelhos de Rádio transmissão
- Trefilação e Laminação de Metais não Ferrosos
- Peças para Automóveis, de Retíficas
- Reparação de Veículos e Acessórios
- Funilaria
- Forjaria
- Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar
- Preparação de Sucatas Ferrosos e Não Ferrosos
- Tratamento Térmico
- Transformação e Beneficiamento de Superfícies
- Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares
- Serralheria, da Mecânica, de Proteção, Tratamento e transformação de Superficies
- Rolhas Metálicas e Estanhos
- Materiais e Equipamentos Rodoviários e Ferroviários (compreendidas Empresas s fabricantes de carrocerias para Ônibus e Caminhões)